RESUMO DA ÓPERA
CARMEN
Ópera em quatro atos de Georges Bizet (1838-1875)
Libreto de Henri Meilhac e Ludovic Halévy baseado no conto de Prosper Merimée
Personagens:
CARMEN – cigana operária (mezzosoprano)
DON JOSÉ – cabo da guarda (tenor)
ESCAMILLO – toureiro de Grenada (barítono)
MICAELA – jovem camponesa do vilarejo de origem de D. José (soprano)
ZUÑIGA – capitão da guarda (baixo)
MORALES – cabo da guarda (barítono)
FRASQUITA – cigana (soprano)
MERCEDES – cigana (mezzosoprano)
DANCAIRO – contrabandista (barítono)
REMENDADO – contrabandista (tenor)
ATO I
Uma praça em Sevilha, próxima da célebre Fábrica de Cigarros e do quartel da Guarda. (50’)
Micaela, a jovem camponesa, procura D. José entre os soldados, mas não o encontra, e sai sob assédio dos militares. Após a troca da guarda, as cigarreiras chegam para o trabalho na fábrica. Junto com elas, chega Carmen, cantando a famosa Habanera. Após a saída das cigarreiras, chega novamente Micaela que, encontrando D. José, traz notícias de sua casa. Depois da partida de Micaela, ouve-se gritos vindos da Fábrica: uma briga, onde Carmen teria ferido outra operária. Zuñiga, o capitão da guarda, ordena que D. José prenda Carmen. Esta, por sua vez, seduz D. José, prometendo um encontro com ele, para que ele facilite sua fuga. Por sua insubordinação, D. José será preso.
ATO II
Interior da taverna de Lillas Pastia em Sevilha (40’)
Soldados e bêbados se divertem na taverna com a dança sedutora das ciganas. Frasquita e Mercedes acompanham Carmen na canção cigana. Ouve-se a calorosa chegada do toureiro Escamillo, que entra na taverna e flerta com Carmen, cantando seus grandes feitos. Após a saída do toureiro, os contrabandistas Dancairo e Remendado forjam um plano para o seu contrabando, e querem a ajuda das ciganas e de Carmen, que reluta em aceitar, pois está apaixonada. Ouve-se D. José cantando ao longe, chegando para o esperado encontro com Carmen, depois de sair da prisão. A cigana canta e dança para seu amante. D. José, entretanto, fica perturbado ao ouvir o toque de chamada dos clarins militares durante a dança, e quer deixar Carmen para voltar ao quartel. Carmen revolta-se contra D. José, mas o chama para juntar-se aos contrabandistas. D. José ofende-se com a proposta e decide abandonar Carmen. A discussão entre os dois é interrompida pela chegada do Capitão Zuñiga, que pretendia encontrar-se com Carmen. Tomado de ciúmes, D. José enfrenta seu comandante, que é rendido pelos contrabandistas, que interrompem a briga. Com este enfrentamento, D. José já não tem escolha: terá que se juntar aos bandidos, que o convencem que a vida errante em liberdade, sem ter que obedecer ordens, é o melhor caminho.
Intervalo (15')
ATO III
Acampamento de ciganos nas montanhas (40’)
Contrabandistas e ciganos estão reunidos no acampamento. Frasquita e Mercedes tentam ler o destino nas cartas, mas Carmen só tira a carta da morte. O bando se prepara para a partida junto com o animado coro de ciganos. No meio da escuridão surge Micaela, que procura seu amado D. José, que abandonou a tropa, e agora monta guarda no acampamento. Ao ver aproximar-se um intruso, José o interpela: é Escamillo. A chegada do toureiro a princípio é bem-vinda. Porém, ao perceber que Escamillo foi até o acampamento procurar Carmen, D. José, enfurecido de ciúmes, ataca o toureiro, que é salvo pelas mãos de Carmen, no retorno dos contrabandistas. Antes de partir, Escamillo convida a todos para sua próxima tourada. Micaela finalmente encontra o grupo – ela clama pelo retorno de D. José. Este, perturbado ao perceber que Carmen desdenha dele, nega o pedido de Micaela. Porém, quando a jovem anuncia que a mãe de D. José está à beira da morte, ele decide voltar com ela, ainda atormentado de ciúmes.
ATO IV
Uma praça em Sevilha, em frente à entrada da arena de touros (30’)
A multidão começa as festividades com uma animada dança popular. Em seguida inicia-se o desfile que prepara a tourada: chega Escamillo, junto com banderilleros e picadores. O toureiro vem acompanhado de Carmen e, após entoar um dueto de amor, entra na arena junto com o público reunido. Neste momento, Frasquita e Mercedes advertem Carmen que tome cuidado, porque D. José está no meio da multidão, à espreita. Carmen ignora o aviso, dizendo que não tem medo. Ao deparar-se com D. José, declara que nenhuma ameaça fará que eles voltem a ficar juntos. Ele insiste, mas ao ouvir a multidão em festa na Arena, tem certeza que Escamillo é seu novo amante. Carmen o desafia, dizendo que prefere morrer do que abrir mão de sua liberdade. D. José, desesperado, apunhala Carmen, que morre em seus braços.